Shelf Life: O que é e como ter um controle automatizado

Um dos grandes problemas enfrentados por empresas que trabalham com produtos que possuem controle de validade ou quarentena é o gerenciamento destas datas. Em processos operacionais efetuados de forma manual, o esforço despendido para estes controles utiliza uma grande parte do precioso tempo dos operadores. E mesmo assim a chance de deixar um lote vencer no estoque, enviar um item dentro do processo de quarentena ou com um percentual de shelf life fora do período exigido elo cliente é muito grande.

O que é shelf life?

Na tradução do inglês para o português, shelf life quer dizer validade, termo normalmente relacionado a produtos. Ou seja: estamos falando do tempo de vida dos itens, do prazo no qual eles podem ser consumidos de forma segura e com a qualidade necessária.

Isso geralmente está associado a produtos alimentícios, que, com o passar do tempo, sofrem deteriorações em suas propriedades e perdem suas características, como cor, cheiro e sabor. Além disso, quando passam do prazo de validade, muitos já não estão mais próprios para o consumo.

Falhas na logística como origem do problema

Problemas com o controle do shelf life costumam ser evidenciados na ponta final do processo, quando o consumidor encontra produtos vencidos nas prateleiras, o que, por sinal, é algo muito ruim para as empresas envolvidas.

 

Mas o fato é que esse problema geralmente está associado à logística de armazenamento dos produtos. Como dissemos no começo desse texto, processos manuais acarretam riscos para as empresas, uma vez que a chance de um item ser “esquecido” dentro do estoque é grande.

Por que isso ocorre? Quando o controle do armazém é manual, feito por meio de planilhas, no papel ou simplesmente sem qualquer forma de registro, a procura pelos produtos ou mesmo a priorização do que sai antes ou depois ficam prejudicadas.

Dessa forma, as empresas não fazem um controle exato dos produtos que entraram primeiro ou daqueles que estão com datas de vencimento próximas. Assim, os operadores acabam passando para frente itens que poderiam ficar mais tempo e deixando outros que deveriam sair primeiro pela proximidade do fim do prazo de validade.

As consequências disso envolvem perdas financeiros pelos estoques perdidos, arranhões na imagem da marca perante parceiros comerciais e fornecedores.

Como resolver esse problema?

O WMS executa todos estes procedimentos de forma automática, aumentando a qualidade dos controles deste tipo de item e liberando tempo dos operadores para outros tipos de tarefas. Como isso é feito?

Todas as vezes que os produtos entram no estoque, eles são registrados no sistema, com todas as informações, incluindo a data de entrada e o prazo de validade. Esses dados ficam armazenados para controle de inventário, mas também para guiar os operadores.

A solução de WMS pode ser parametrizada para que, sempre que um produto for requisitado, sejam priorizados aqueles que entraram primeiro ou aqueles que estão mais perto do fim do prazo de validade. O sistema faz essa escolha e avisa o profissional de forma automática.

O WMS possibilita controle total de lotes com a utilização dos métodos FIFO e FEFO, inclusive com utilização de percentual de shelf lilfe por cliente, ou seja, atendendo o tempo de validade dos produtos exigido por cada parceiro comercial.

A ferramenta não permite a venda ou utilização de produtos vencidos ou dentro do período de quarentena. Auxilia na detecção de lotes próximos a data de vencimento para que ações sejam tomadas antes do produto vencer no estoque.

Endereçamento logístico

Para fazer isso, a solução de WMS utiliza a técnica de endereçamento logístico, que é a maneira mais fácil de garantir que os operadores encontremos produtos necessários.

Da mesma forma como os CEPs, ruas e números de casas, o endereçamento de estoque ou endereçamento logístico, como também é chamado, trata-se de um sistema de localização de produtos dentro de um armazém. Do mesmo modo como você é encontrado em um endereço, um item no seu estoque também pode. Basta catalogar esse sistema.

Quer colocar esse sistema em prática e garantir que sua empresa não deixará os produtos vencerem no estoque? Entre em contato com a gente. A Softdata trabalha com uma solução de WMS altamente flexível e parametrizável, que se adapta facilmente às necessidades da sua empresa.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro dos nossos insights mais recentes

Obrigado pelo interesse:
Em breve traremos informações sobre essa solução. Cadastre-se em nossa newsletter ou entre em contato para receber informações.

Sucesso:
Agradecemos o seu cadastro e entraremos em contato ou enviaremos informações em breve